Uniarte estreia "Drop" na Mostra de Teatro de Ilha Solteira - Celeiro Cultural

Breaking

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Uniarte estreia "Drop" na Mostra de Teatro de Ilha Solteira


O projeto Uniarte estreou na manhã desta sexta-feira, 06, seu mais novo espetáculo. A peça “Drop” foi apresentada na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, como parte da 7ª Mostra de Teatro de Ilha Solteira. O Uniarte é um projeto realizado pelo Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura e a Brigueiro Participações e Serviços Teatrais, com patrocínio, via Lei de Incentivo à Cultura, da CTG Brasil – companhia de origem chinesa que opera a hidrelétrica de Ilha Solteira.

“Drop” é o resultado das oficinas de teatro do Uniarte realizadas ao longo de 2019. Trata-se de uma criação coletiva, baseada em assuntos levantados pelos próprios alunos participantes do projeto. Na peça, um grupo de jovens tenta entender o motivo de uma amiga cometer suicídio. Chamam então o público para ouvir suas histórias e criam um entrelaçado de pensamentos, anseios, angústias e frustrações. Ao confrontar seus conflitos, traduzem suas emoções com as músicas que estão ouvindo, depoimentos de outros jovens, cartas, poesias faladas e cenas. Depressão, ansiedade, medo, preconceito, racismo e violência são alguns dos assuntos abordados. 

Brian Costa, Laura da Hora, Luana Guimarães, Lucas Lima e Quezia Rodrigues estão no elenco da montagem, que conta com direção musical de Bruno Rodrigo Nogueira, coreografia de Ianca Thaís, e direção-geral de Melissa Nascimento e Paulo Jordão. Alunos da E. E. Professora Lea Silva Moraes assistiram ao espetáculo, que contou ainda com a presença de um intérprete de libras. Além disso, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde viabilizou uma roda de bate-papo sobre os temas abordados na peça. As psicólogas Maíra e Valdirene, do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), contribuíram com a discussão.

“Drop” deve ser apresentada outras vezes, dentro do projeto Manhã Literária, que leva ações culturais para a Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. Estudantes da rede municipal de ensino devem ser convidados para assistir ao espetáculo. As datas das apresentações serão definidas em breve.

Uniarte

O projeto Uniarte é uma ação de formação e difusão cultural baseada nas artes integradas, tendo o teatro como mote. A ação conta com alunos que frequentam oficinas multidisciplinares de formação nas áreas de teatro, música e dança, e que acontecem duas vezes por semana, no Espaço Melissa & Paulo Teatro, em Ilha Solteira. Como resultado dessas oficinas, o Uniarte promove a Manhã Literária, uma ação de ocupação artística da Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, de Ilha Solteira. O projeto também desenvolveu o espetáculo teatral “Contos Lá da China”, que foi apresentado em oito cidades próximas às sedes da CTG Brasil. 

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário