Clube de Leitura discute "Sócrates, Jesus, Buda" neste final de semana - Celeiro Cultural

Breaking

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Clube de Leitura discute "Sócrates, Jesus, Buda" neste final de semana


Neste sábado, 11, a partir das 17 horas, no Armazem Café do Ilha Shopping, o Clube de Leitura “Ler É Viver” promove nova reunião para conversar sobre o livro “Sócrates, Jesus, Buda”, de Frédéric Lenoir. Edilva Bandeira, Mestra em Estudos Literários, mediará a conversa, e qualquer pessoa interessada pode participar, mesmo que não tenha lido o livro.

Sócrates, Jesus e Buda moldaram, cada um à sua maneira, a mente moderna. A mensagem que transmitiram influencia as mais diferentes culturas até hoje. Depois de anos de pesquisa, o filósofo e dramaturgo francês Frédéric Lenoir compreendeu que a vida e o pensamento dessas três personalidades convergem em vários pontos importantes. “Há mais de 25 anos, Buda, Sócrates e Jesus são meus mestres de vida. Aprendi a estudá-los, a ter contato com seus pensamentos, a meditar seus atos, suas diferenças e pontos em comum. Estes últimos me pareciam afinal mais importantes. Porque, apesar da distância geográfica, temporal e cultural que os separa, suas vidas e seus ensinamentos coincidem nos pontos essenciais — são universais e de uma surpreendente modernidade,” revela o autor na descrição do livro. Lenoir constatou que a base de suas ideias está na noção de uma busca espiritual que foi determinante para a criação de um novo tipo de homem: um indivíduo autônomo, responsável por suas escolhas e ações. Contra uma visão puramente materialista do homem e do mundo, foram mestres de vida.

Para participar do Clube de Leitura “Ler É Viver”, basta apenas comparecer às reuniões, nos dias e locais combinados previamente. Não é necessário ter lido o livro para participar. Os encontros são mensais, e são os próprios membros do Clube que escolhem as leituras. No próximo encontro, em data ainda a ser definida, os participantes discutirão sobre a obra da autora Rosamunde Pilcher. Numa parceria com a Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, cada membro do Clube retirará um livro diferente da autora e comentará sobre ele na próxima reunião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário