Grande público prestigia "Contos Lá da China" em Goiás - Celeiro Cultural

Breaking

terça-feira, 19 de março de 2019

Grande público prestigia "Contos Lá da China" em Goiás


Na última sexta-feira, 15, o projeto Uniarte, de Ilha Solteira (SP), levou seu espetáculo a duas cidades do estado de Goiás. “Contos Lá da China”, peça teatral que fala sobre a cultura chinesa, foi apresentado nas cidades de Caçu e Itarumã, e contou com um grande público. O Uniarte é um projeto realizado pelo Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura e a Brigueiro Participações e Serviços Teatrais, com patrocínio, via Lei Rouanet, da CTG Brasil – companhia de origem chinesa que opera as hidrelétricas de Ilha Solteira e Salto.

Em Caçu, “Contos Lá da China” foi apresentado pela manhã, na Escola Professor Mariano. Alunos e professores da instituição se divertiram com as belas histórias e canções do espetáculo, que encantou a todos. À tarde, “Contos Lá da China” foi apresentada na cidade de Itarumã, no Ginásio Municipal de Esportes, e atraiu um grande público, formado principalmente por estudantes da cidade. Mais uma vez, o Uniarte foi bastante aplaudido pelos presentes.

“Contos Lá da China” é baseado em lendas e contos do folclore chinês. Na peça, um mestre de cerimônias do Teatro Chinês relembra histórias milenares da Antiga China para mostrar que, apesar do tempo e da distância, somos povos muito parecidos e que buscamos, basicamente, as mesmas coisas: amor e felicidade. Para isso, ele resgata o conto camponês “O Riacho dos Desejos” e a clássica “O Rouxinol e o Imperador”, baseada na história do autor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen.

“Contos Lá da China” é um espetáculo com concepção e direção-geral de Paulo Jordão, orientação de atores de Melissa Nascimento, produção musical de Bruno Rodrigo Nogueira e coreografia de Gabriela Arriagada. No elenco estão Ayla Camillo, Beatriz Aranha, Brian Costa, Jhúlia Vitória Santos, João Arthur Nunes, Laura da Hora, Luana Guimarães, Lucas de Lima, Quézia Rodrigues e Rafaela Barreto.

“Contos Lá da China” é um trabalho desenvolvido a partir das oficinas de teatro, dança e música promovidas desde o ano passado pelo projeto Uniarte. O patrocínio da CTG Brasil viabiliza a apresentação da peça em diversos municípios próximos às hidrelétricas operadas pela empresa. O espetáculo estreou em outubro de 2018, nas cidades de Cerro Negro e Abdon Batista, em Santa Catarina. Em dezembro passado, a peça foi apresentada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Após Itarumã e Caçu, “Contos Lá da China” será apresentado também nas cidades de Selvíria (MS) e Castilho (SP). Ilha Solteira (SP) também receberá o espetáculo, no dia 30 de março.

Uniarte

 O projeto Uniarte uma ação de formação e difusão cultural baseada nas artes integradas, tendo o teatro como mote. A ação conta com alunos bolsistas, que frequentam oficinas multidisciplinares de formação nas áreas de teatro, música e dança, e que acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h às 19h, no Espaço Melissa & Paulo Teatro, em Ilha Solteira. Como resultado dessas oficinas, o Uniarte realizou, ao longo de 2018, a Manhã Literária, uma ação de ocupação artística da Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, de Ilha Solteira, apresentando contações de histórias. A peça “Contos Lá da China” é outro produto resultante das atividades.

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário