Clube de Leitura discute "O Alienista" neste final de semana - Celeiro Cultural

Breaking

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Clube de Leitura discute "O Alienista" neste final de semana


Neste sábado, 27, a partir das 17 horas, no Armazem Café do Ilha Shopping, acontece mais um encontro do Clube de Leitura “Ler É Viver”. Na ocasião, os participantes vão conversar sobre o livro “O Alienista”, um clássico de Machado de Assis. Edilva Bandeira, Mestra em Estudos Literários, mediará a conversa, e qualquer pessoa interessada pode participar, mesmo que não tenha lido o livro.

“O Alienista” é um clássico literário sobre a psiquê. Qual é o limite entre a loucura e a sanidade? Até onde a ciência é capaz de desvendar a mente humana? Essas são as questões centrais desta obra publicada originalmente como folhetim na revista A Estação. O conto apresenta Simão Bacamarte, estudioso ilustrado, que, para aprender mais sobre a psiquiatria, convence a cidade de Itaguaí a fundar um hospício. Logo a instituição fica repleta de lunáticos locais e das vilas vizinhas. O cientista passa, então, a identificar a demência recôndita em cada cidadão de Itaguaí, encarcerando-os um a um no manicômio e levando o terror à cidade. O barbeiro Canjica arregimenta os insatisfeitos para derrubar o hospício da Casa Verde e se instauram a paranoia e a revolta no povoado, antes pacato.

Para participar do Clube de Leitura “Ler É Viver”, basta apenas comparecer às reuniões, nos dias e locais combinados previamente. Não é necessário ter lido o livro para participar. Os encontros são mensais, e são os próprios membros do Clube que escolhem as leituras. No próximo encontro, em data ainda a ser definida, os participantes discutirão sobre “O Sol na Cabeça”, de Geovani Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário