Clube de Leitura discute "Becos da Memória", de Conceição Evaristo - Celeiro Cultural

Breaking

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Clube de Leitura discute "Becos da Memória", de Conceição Evaristo



Neste sábado, 17, a partir das 17 horas, no Armazem Café do Ilha Shopping, acontece o primeiro encontro do Clube de Leitura “Ler É Viver” de 2018. Na ocasião, os participantes vão conversar sobre o livro “Becos da Memória”, de Conceição Evaristo. Edilva Bandeira, Mestra em Estudos Literários, mediará a conversa, e qualquer pessoa interessada pode participar, mesmo que não tenha lido o livro.

“Becos da Memória” é um dos mais importantes romances memorialistas da literatura contemporânea brasileira. A autora traduz, a partir de seus muitos personagens, a complexidade humana e os sentimentos profundos dos que enfrentam cotidianamente o desamparo, o preconceito, a fome e a miséria; dos que a cada dia têm a vida por um fio. Sem perder o lirismo e a delicadeza, a autora discute, como poucos, questões profundas da sociedade brasileira.

Conceição Evaristo nasceu numa favela da zona sul de Belo Horizonte. Teve que conciliar os estudos com o trabalho como empregada doméstica, até concluir o curso Normal, em 1971, já aos 25 anos. Estreou na literatura em 1990, com obras publicadas na série Cadernos Negros, publicada pela organização. É Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.

Para participar do Clube de Leitura “Ler É Viver”, basta apenas comparecer às reuniões, nos dias e locais combinados previamente. Não é necessário ter lido o livro para participar. Os encontros são mensais, e são os próprios membros do Clube que escolhem as leituras. No próximo encontro, em data ainda a ser definida, os participantes discutirão sobre “Cemitério de Dragões”, de Raphael Draccon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário